terça-feira, 11 de junho de 2013

Ancient Astronauts – Uma introdução

A teoria dos Ancient Astronauts (Astronautas da Antiguidade, em tradução livre) surge pela primeira vez em 1919 através do autor Charles Fort. O mais conhecido defensor desta teoria é, no entanto, Erich von Däniken, escritor suíço que desde 1968 publica diversas teorias onde populariza a crença de que os deuses descritos na literatura e escrituras das principais religiões e civilizações, nomeadamente na civilização suméria, eram na realidade extraterrestres.
Esta teoria que tem mais crentes do que uma pessoa poderia inicialmente pensar nasce em diversas preguntas. Quem construiu as estruturas megalíticas? Quem marcou a Terra com figuras gigantes (Ilha de Páscoa) e “pistas de aterragem” (Nazca)? Como se explica a evolução repentina desde o Homo Neandertal para o Homo Sapiens?
É aqui que se aplica a teoria dos Antigos Astronautas. Os seus defensores explicam que há vários milénios chegaram à Terra extraterrestres vindos de outras galáxias e que desenvolveram vários processos genéticos no Homo Neandertal que vivia na época na Terra para desenvolvê-lo para o Homo Sapiens, que logo escravizaram. Tomavam a forma de “Deuses” e usavam os humanos como mão-de-obra barata. Além dos processos genéticos, diz-se que alguns dos extraterrestres chegaram a relacionar-se com humanos, nascendo assim híbridos que seriam a origem do ser humano dos nossos dias.
Várias são as obras de ficção científica que falam desta hipótese, nomeadamente 2001: Odisseia no Espaço.
Mais que uma teoria da conspiração, a teoria dos Ancient Astronauts é vista como uma hipótese histórica, ou pseudo-histórica para os mais puristas.
Certo é que existem inúmeras estruturas antigas para as quais não há explicação, nomeadamente as Pirâmides do Egipto (até hoje ninguém consegue explicar como foram construídas e o porquê da sua localização), Stonehenge, as linhas de Nazca no Peru, etc, etc, etc.
Brevemente neste blog todas as hipóteses relacionadas com estes monumentos e estruturas, arte primitiva que é considerada como prova da existência destes “deuses astronautas” e a ligação com as religiões.

1 comentário: